PRÉMIOS

PRÉMIO CURT'ARRUDA

MELHOR CURTA-METRAGEM RURAL

Cada Vez Mais Distantes · Estreia Nacional

Polen Ly · Camboja · 2022 · Fic · 24’ 

Uma jovem mulher indígena Bunong e o seu irmão mais velho passam um último dia na sua aldeia rural no nordeste do Camboja, antes da sua mudança para a capital em busca de uma vida próspera.

Enquanto o seu irmão está entusiasmado com a mudança, ela sente um desejo de regressar à sua antiga aldeia, entretanto desaparecida devido à construção próxima de uma estação hidroelétrica.

MENÇÃO HONROSA
MELHOR CURTA-METRAGEM RURAL

As Sacrificadas

Aurélie Oliveira Pernet · Portugal · 2022 · Fic · 21’

É Verão. As montanhas portuguesas são devastadas pelos incêndios. Otília debate-se entre o trabalho como empregada de limpeza na piscina municipal e a necessidade de cuidar sozinha da mãe. Sufocada pelo quotidiano, as chamas despertam a solidão, o desespero e o desejo de escapar.

PRÉMIO DO PÚBLICO

Marko · Estreia Nacional

Marko Šantić · Croácia · 2021 · Fic · 17’ 

Marko e Ankica nunca ultrapassaram a morte do único filho Ante na guerra. Quando o vizinho Stipe sugere alugar o quarto do filho a turistas, Marko vê isso como um insulto mas Ankica consegue convencê-lo a fazê-lo. Alugar quartos é uma forma fácil de ganhar dinheiro mas ter um desconhecido a dormir na cama do filho incomoda-o.

PRÉMIO FILM'ARRUDA
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ARRUDA DOS VINHOS

Por Um Trago de Bagaço · Estreia Mundial

Rui Correia · Portugal · 2023 · Fic · 15’

Neste neo spaghetti western passado no centro d’Oeste Saloio, um negócio pela compra de um raro garrafão de bagaço de Arruda dos Vinhos, perdido há mais de cem anos, termina de forma inesperada.