JÚRI
Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás-os-Montes. Vive e trabalha em Lisboa.
Fez a licenciatura e o mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019.
Publicou os livros O Sonho de um Curioso (2003), Este Ser e não Ser – Cinco Conversas com Maria de Sousa (2016), Paula Rego por Paula Rego (2016), A Flor Amarela – Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis (2017), Por Saramago (2018) e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022).
Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas e trabalhou na rádio. É autora e apresentadora de programas de televisão, sendo os mais recentes, Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3) e Calendário do Advento (2022, RTP3).
Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projetos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.
O Quarto do Bebé é o seu primeiro romance.
Fotografia da Estelle Valente.
Nasceu em Évora em 1996. Licenciou-se em Teatro/Actores pela ESTC.
Estreou-se com uma performance de sua autoria, Ginógenese, resultado de uma parceria com o pintor Manuel Casa Branca, no Alentejo. Iniciou os estudos artísticos, no Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação, na Escola Secundária André de Gouveia em Évora.
Alarga a sua experiência artística com a participação na série 1986 de Nuno Markl pela Hop! Produções.
Funda em 2018 a Associação Cultural Bestiário onde participa ativamente enquanto criadora e atriz.
Integrou o elenco do espetáculo A Última Estação, encenado e escrito por Elmano Sancho, cuja estreia teve lugar na 35º edição do Festival de Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite.
Integrou, como estagiária, a temporada 2018-2019 do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), tendo sido dirigida por Alex Cassal na leitura encenada Call Center para a Entrada Livre 2018; Ricardo Neves-Neves e Maria João Luís no espetáculo Alice no País das Maravilhas; e Tiago Rodrigues com o espetáculo Menina Júlia.
Criou e produziu TOO MUCH, uma curta de teatro para o Festival Noites Curtas do Projeto Ruínas.
Integrou o elenco do espectáculo A Doença da Juventude, encenação de Marta Dias, no Teatro Aberto.
Em 2020/2021, integrou o elenco da novela Bem Me Quer (Plural/TVI), e do Telefilme Armários Vazios, realizado por Cristina Carvalhal (Ukbar/Contado por Mulheres), e estreou o espectáculo musical TROUBLE (ANDY), sob direção de Gus Van Sant, no TNDM II, integrado na bienal BOCA, em digressão internacional até 2023.
Protagoniza a 2ª série portuguesa da Netflix, Rabo de Peixe.
José Bértolo (PhD ULisboa 2019) é fotógrafo (https://www.josebertolo.com), professor convidado na ESAD-CR e investigador de pós-doutoramento na FCSH-UNL (IELT).
Foi docente na FLUL (2017-2018) e investigador visitante na Université Sorbonne Nouvelle (2019).
Programou ciclos de cinema em instituições culturais e académicas, publicou artigos e apresentou comunicações em vários países.
As suas áreas de interesse e investigação são os estudos fílmicos, os estudos de fotografia e os estudos intermediais.
É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta.
Co-organizou três volumes de ensaios e diversos números temáticos de revistas científicas.