CURT'ARRUDA

Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos

É um Festival dedicado à exibição de curtas-metragens nacionais e estrangeiras e terá este ano a sua 10ª edição em outubro. 

Acontece no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos e no Clube Recreativo Desportivo Arrudense, tendo um momento extra no Anfiteatro do Parque das Rotas com um Cineconcerto ao Ar Livre. 

Com várias sessões diárias, o festival foca-se em filmes de temática rural e filmes em/ou sobre Arruda dos Vinhos. 

SECÇÕES

Prémio Curt'Arruda​

Secção de premiação da Melhor Curta-metragem de temática Rural. O importe e original aqui, é a reflexão sobre a ruralidade nas suas mais diversas formas, pois a ruralidade vai para lá das questões da vida no campo. O objetivo é colocar em diálogo, através do filmes, diferentes tipos de ruralidade. 

A votação é feita através de um painel de 3 jurados ligados a áreas artísticas e culturais do nosso país. 

Prémio Film'Arruda

Secção de premiação da Melhor Curta-metragem de Arruda dos Vinhos, a qual promove a produção cinematográfica local como forma de dar a conhecer novas visões e histórias do concelho. Os filmes da terra, são votados pelas pessoas da terra através do voto do público.

Sessão da Bruxa

Secção não competitiva que através do património imaterial de Arruda, neste caso a alquimia e a bruxaria presentes na famosa lenda da Bruxa d’Arruda, são exibidos filmes de género fantástico e sobrenatural em homenagem à Bruxa d’Arruda.

Ciclo Realizador Convidado

É convidado um realizador que tenha um trabalho relevante na área da curta-metragem para apresentar o seu trabalho e entrar em diálogo com a população. Passaram pelo Curt’Arruda: Lauro António; Salomé Lamas; Carlos Conceição; Leonor Noivo; David Doutel e Vasco Sá; Casota Collective; Henrique Pina.

Mostra de Cinema

Secção não competitiva onde são exibidos filmes de diferentes temáticas como forma de dar a conhecer diferentes tipos de cinema.

Curt'Arruda Escolas

Sessões dedicadas aos alunos do 4º ano do Ensino Básico, do secundário do curso de Artes Visuais e dos alunos do curso profissional de Multimédia e também da Universidade das Gerações para alunos com mais de 65 anos. No final das sessões, no caso dos mais novos, são feitos exercícios de introdução ao cinema e os mais velhos participam num debate com elementos das equipas técnicas dos filmes.

Curt'Arruda em Família

Sessões dedicadas às famílias nas quais os mais novos poderão assistir a filmes programados especialmente para eles e participar em atividades relacionadas com o cinema, nomeadamente na construção de brinquedos óticos.