É um Festival dedicado à exibição de curtas-metragens nacionais e estrangeiras e terá este ano a sua 9ª edição nos dias 13, 14 e 15 de outubro.
Acontece no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos e no Clube Recreativo Desportivo Arrudense, tendo um momento extra no Anfiteatro do Parque das Rotas com um Cineconcerto ao Ar Livre.
Com várias sessões diárias, o festival foca-se em filmes de temática rural e filmes em/ou sobre Arruda dos Vinhos.
Secção de premiação da Melhor Curta-metragem de temática Rural. O importe e original aqui, é a reflexão sobre a ruralidade nas suas mais diversas formas, pois a ruralidade vai para lá das questões da vida no campo. O objetivo é colocar em diálogo, através do filmes, diferentes tipos de ruralidade.
A votação é feita através de um painel de 3 jurados ligados a áreas artísticas e culturais do nosso país.
Secção de premiação da Melhor Curta-metragem de Arruda dos Vinhos, a qual promove a produção cinematográfica local como forma de dar a conhecer novas visões e histórias do concelho. Os filmes da terra, são votados pelas pessoas da terra através do voto do público.
Secção não competitiva que através do património imaterial de Arruda, neste caso a alquimia e a bruxaria presentes na famosa lenda da Bruxa d’Arruda, são exibidos filmes de género fantástico e sobrenatural em homenagem à Bruxa d’Arruda.
É convidado um realizador que tenha um trabalho relevante na área da curta-metragem para apresentar o seu trabalho e entrar em diálogo com a população. Passaram pelo Curt’Arruda: Lauro António; Salomé Lamas; Carlos Conceição; Leonor Noivo; David Doutel e Vasco Sá; Casota Collective; Henrique Pina.
Secção não competitiva onde são exibidos filmes de diferentes temáticas como forma de dar a conhecer diferentes tipos de cinema.
Sessões dedicadas aos alunos do 4º ano do Ensino Básico, do secundário do curso de Artes Visuais e dos alunos do curso profissional de Multimédia e também da Universidade das Gerações para alunos com mais de 65 anos. No final das sessões, no caso dos mais novos, são feitos exercícios de introdução ao cinema e os mais velhos participam num debate com elementos das equipas técnicas dos filmes.
Sessões dedicadas às famílias nas quais os mais novos poderão assistir a filmes programados especialmente para eles e participar em atividades relacionadas com o cinema, nomeadamente na construção de brinquedos óticos.