JÚRI

Com trabalho sobretudo na área do cinema documental, experimental, música e teatro, participou nas Capitais Europeias da Cultura de Vilnius e Guimarães com filmes da sua autoria e foi finalista do programa Inov-Art em Moçambique onde realizou a sua primeira longa- metragem “Casa Velha”. É professor em departamentos de Cinema e Multimédia de diversas instituições e concluiu recentemente a curta-metragem “Silêncios”. Encontra-se neste momento a frequentar o doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento.

Clara Rowland é Professora Associada com Agregação no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. Entre 2012 e 2016 foi coordenadora do projeto Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema, no âmbito do qual editou, com Tom Conley, “Falso Movimento: ensaios sobre escrita e cinema” 2025 (Cotovia, 2016). As suas publicações na área dos Estudos Brasileiros incluem ensaios sobre Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Bernardo Carvalho e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O seu livro “A Forma do Meio. Livro e Narração na obra de João Guimarães Rosa” foi publicado em 2011 pela Unicamp/Edusp. Coordena, com Abel Barros Baptista, a colecção de literatura brasileira “Os Melhores Deles Todos” na Tinta-da-China. É, desde Setembro de 2022, Pró-Reitora para a Cultura da Universidade Nova de Lisboa.

Formado pela Escola de Teatro e Cinema, passa por companhias como os Artistas Unidos, a Cornucópia e o TEC. Em Cinema estreia-se com “Cartas da Guerra”, no Festival de Berlim, filme que representa Portugal nos Óscares desse ano, e pelo qual recebe os seus primeiros prémios como actor. De destaque, o filme luso-brasileiro “Pedágio”, estreado em Toronto, premiado em mais de uma dezena de países, incluindo Melhor Filme no Festival de Roma e Melhor Ficção no Grande Prémio do Cinema Brasileiro; e “Mau por um Momento”, com Menção Especial no Festival de Cannes, ambos em 2024. No mesmo ano vence o Galardão de Mérito Cultural da Cidade de Alverca do Ribatejo. Em televisão entra em séries premiadas como “3 Mulheres”, “O Americano” ou “Matilha”. Escreve textos de Teatro; é professor primário num bairro social; e foi jurado da Secção Ensaios no Festival Caminhos do Cinema Português em 2022 e do Festival Amostra da Escola Superior de Teatro e Cinema em 2024.