SELEÇÃO CURT'ARRUDA
7 e 8 de outubro - 21h30
Tália – David Gomes e Pedro Cruz, Portugal, 2021, Doc, 25’ – 7 out, 21H30
Natália era uma entre as muitas mulheres que faziam esteiras de Bunho. Hoje em dia é a última.
Um documentário em tom de realismo mágico sobre a arte do Bunho.
A Rainha – Lúcia Pires, Portugal, 2020, Doc, 17’ – 7 out, 21H30
“A Rainha” conta a história de uma mulher misteriosa que surgiu no Oeste de Portugal, no início do século XX, mas de quem nunca ninguém viu o rosto. Ao mesmo tempo, outra mulher tenta tornar-se uma produtora de vinho. O filme propõe uma reflexão sobre o feminino e a sua conexão com a terra, mas também um desafio para o espectador questionar suas próprias crenças.
O Cordeiro de Deus – David Vicente Pinheiro, Portugal, França, 2020, Fic, 15’ – 7 out, 21H30
As festas de verão de uma aldeia portuguesa estão impregnadas de sensualidade e violência neste enigmático retrato de uma família bem unida.
Oso – Bruno Lourenço, Portugal, 2021, Fic, 29’ – 7 out, 21H30
O relato do avistamento de um urso solitário numa vila fronteiriça é inicialmente recebido com entusiasmo pelos locais e por uma jovem vigilante da natureza. Mas também por um forasteiro, fervoroso adepto do regresso do urso-pardo ao norte de Portugal. Não se adivinha um regresso pacífico, entre os obstáculos criados pelo Homem e a vontade do urso.
Noite Turva – Diogo Salgado, Portugal, 2020, Fic, 14’ – 8 out, 21H30
Ao fim da tarde, dois rapazes brincam na floresta junto a uma lagoa. Quando um deles desaparece, a lagoa e os seus habitantes tomam o controlo da narrativa, construindo, ao entrar da noite, um labirinto que cerca as duas crianças. Enquanto um dos rapazes deambula pela floresta à procura do amigo, as silhuetas, texturas e sons exercem lentamente a sua força.
Madrugada – Leonor Noivo, Portugal, 2021, Doc, Fic, 28’ – 8 out, 21H30
Maria começa a ter sinais de pertencer a outro lugar: surgem escamas na pele, raízes nas pernas, e ela ouve o som da água – sonha ser peixe. Um dia a sua filha depara-se com o seu desaparecimento e reconstruirá, pela memória dos gestos e desencontros, uma possível explicação para a sua fuga
O Que Resta – Daniel Soares, Portugal, 2021, Fic, 21’ – 8 out, 21H30
Emílio, um agricultor de oitenta anos, vive sozinho na sua quinta abandonada. Já só lhe resta um animal. Hoje é o dia em que ele decide vendê-lo.
O Homem do Lixo – Laura Gonçalves, Portugal, 2022, Ani, Doc, 12’ – 8 out, 21H30
Numa tarde quente de agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, a quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.