Texto de Catálogo 2014


Este ano tem início na nossa terra a primeira edição do Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos. O tema «A Ruralidade» serve de mote a todos os filmes a exibir, homenageando o património e os valores rurais de uma terra cada vez mais urbanizada, mas que continua a proporcionar-nos a “qualidade de vida do campo”.

O festival pretende exibir curtas-metragens portuguesas, assim como promover a produção cinematográfica local e nacional através dos prémios: Film’Arruda – Melhor Curta-metragem de Arruda dos Vinhos e que se destina a filmes feitos em/ou sobre Arruda dos Vinhos; e o prémio Curt’Arruda – Melhor Curta-metragem Rural, ao qual se inscreveram cerca de 50 filmes de todo o território nacional. Haverá ainda uma mostra paralela à competição oficial, onde abrimos um pouco mais a noção de ruralidade e fomos contagiados por filmes experimentais, de ensaio, ou até mesmo diarísticos.

Como forma de reavivar o espírito cinematográfico local, o Curt’Arruda terá lugar no Salão Nobre do Clube Recreativo Desportivo Arrudense, onde há muitos anos se exibiam filmes nacionais e internacionais. Assim, os arrudenses que por lá assistiram a diversas películas, terão a oportunidade de recordar os velhos tempos, tendo, simultaneamente, os mais novos a possibilidade de ter o “cinema da sua terra”.

Foi há cerca de trinta anos que assistimos àquela que viria a ser a última exibição cinematográfica em Arruda dos Vinhos com o filme Manhã Submersa de Lauro António (1980). Como forma de tornar vivo esse espírito do passado, nesta primeira edição, o Curt’Arruda homenageia o realizador Lauro António, dedicando-lhe o Ciclo Lauro António, no qual voltamos a exibir o filme Manhã Submersa, a única longa-metragem do festival.

No final de cada dia haverá um concerto de uma banda nacional. O primeiro a cargo dos First Breath After Coma – que em 2013 venceram o concurso novos talentos fnac e na dia seguinte teremos os a Jigsaw, considerados pela revista holandesa Heaven Music como um dos projectos indie folk mais interessantes e originais do continente europeu.

Bem-vindos ao Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal!

4/dAAUoZR4fmSg85ZKrk8M70EOvQOg0yxF0W3HL4YjUm22rQ-pmEIxwYE