SESSÃO HENRIQUE PINA

8 de outubro - 18H30

Nasceu em Lisboa, a 26 de Fevereiro de 1987. Licenciou-se em Cinema na University of Roehampton (Londres), entre 2005 e 2008.

Iniciou-se como realizador e produtor em 2011, com a curta-metragem Tejo e, desde então, dirigiu vários projetos para cinema, conquistando diferentes prémios. Destaca-se o seu filme Body-Buildings (2020), produzido com o apoio da RTP, que conta com cerca de 20 exibições em festivais internacionais de cinema de Los Angeles a Seoul.

Em 2020 ganhou o concurso de Escrita e Desenvolvimento promovido pelo ICA, ao qual concorreu com a longa-metragem de ficção Virgem do Sameiro.

Recentemente, realizou a curta-metragem documental Andy by Gus, que se encontra em fase de pós-produção, tendo acompanhado os trabalhos do realizador Gus Van Sant durante a sua permanência em Portugal, em finais de 2021.

Body-Buildings – Henrique Pina, Portugal, 2021, Doc, 50’

Body-Buildings concretiza um encontro entre dança, arquitetura e cinema.Seis coreografias criadas para seis obras de arquitetura em seis locais de Portugal.

Tânia Carvalho; Vera Mantero; Victor Hugo Pontes; Jonas & Lander; Olga Roriz; Paulo Ribeiro.

Ponte da Carpinteira, de João Luís Carrilho da Graça; Piscina das Marés, de Álvaro Siza Vieira; Estádio Municipal de Braga, de Eduardo Souto de Moura; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, de João Mendes Ribeiro e Menos é Mais Arquitetos; Mudas – Museu de Arte Contemporânea, de Paulo David; Centro de Convívio Irene Aleixo, de Aires Mateus.

Covilhã; Leça da Palmeira; Braga; Ribeira Grande; Calheta; Grândola.

Desenham-se futuras memórias.