1ª Edição


8 e 9 de Agosto, 2014

Texto de catálogo


Este ano tem início na nossa terra a primeira edição do Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos. O tema «A Ruralidade» serve de mote a todos os filmes a exibir, homenageando o património e os valores rurais de uma terra cada vez mais urbanizada, mas que continua a proporcionar-nos a “qualidade de vida do campo”.

O festival pretende exibir curtas-metragens portuguesas, assim como promover a produção cinematográfica local e nacional através dos prémios: Film’Arruda – Melhor Curta-metragem de Arruda dos Vinhos e que se destina a filmes feitos em/ou sobre Arruda dos Vinhos; e o prémio Curt’Arruda – Melhor Curta-metragem Rural, ao qual se inscreveram cerca de 50 filmes de todo o território nacional. Haverá ainda uma mostra paralela à competição oficial, onde abrimos um pouco mais a noção de ruralidade e fomos contagiados por filmes experimentais, de ensaio, ou até mesmo diarísticos.

Como forma de reavivar o espírito cinematográfico local, o Curt’Arruda terá lugar no Salão Nobre do Clube Recreativo Desportivo Arrudense, onde há muitos anos se exibiam filmes nacionais e internacionais. Assim, os arrudenses que por lá assistiram a diversas películas, terão a oportunidade de recordar os velhos tempos, tendo, simultaneamente, os mais novos a possibilidade de ter o “cinema da sua terra”.

Foi há cerca de trinta anos que assistimos àquela que viria a ser a última exibição cinematográfica em Arruda dos Vinhos com o filme Manhã Submersa de Lauro António (1980). Como forma de tornar vivo esse espírito do passado, nesta primeira edição, o Curt’Arruda homenageia o realizador Lauro António, dedicando-lhe o Ciclo Lauro António, no qual voltamos a exibir o filme Manhã Submersa, a única longa-metragem do festival.

No final de cada dia haverá um concerto de uma banda nacional. O primeiro a cargo dos First Breath After Coma – que em 2013 venceram o concurso novos talentos fnac e na dia seguinte teremos os a Jigsaw, considerados pela revista holandesa Heaven Music como um dos projectos indie folk mais interessantes e originais do continente europeu.

Bem-vindos ao Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal!

Realizador Convidado


Júri


Lauro António

01_Margarida_Cardoso_Site

Margarida Cardoso

02_Artur_Pinheiro_Site

Artur Pinheiro

03_Carla_Henriques_Site

Carla Henriques

Seleção Oficial


Filmes Vencedores


Equipa Curt’Arruda 2014


Organização

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Direcção

André Agostinho

Joel Rodrigues

Produção

André Agostinho

Joel Rodrigues

Apoio à Produção

Augusto Salgueiro

Joana Ricardo

Tânia Serreira

Programação

André Agostinho

Joel Rodrigues

Direcção Técnica

Joel Rodrigues

Direcção Artística

André Agostinho

Spot

André Agostinho

Joel Rodrigues

Design

André Agostinho

Antony Ferreira

Joel Rodrigues

Prémios

Ana Maria Ramos

Website

Augusto Salgueiro

 

Edição de Catálogo e Programa

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos – Cláudia Jaleco

Equipa Reportagem

Filipa Figueiredo

Luís João Fortunato

Mariana Pinheiro

Voluntários

Ana Maria Ramos

Ana Raquel Machado

Cátia Silva

Cláudia Teodoro

Lucinda Carvalho

Patrícia Pardal Costa

Pedro carvalho

Galeria de Imagens


Patrocinadores