Este ano tem início na nossa terra a primeira edição do Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos. O tema «A Ruralidade» serve de mote a todos os filmes a exibir, homenageando o património e os valores rurais de uma terra cada vez mais urbanizada, mas que continua a proporcionar-nos a “qualidade de vida do campo”.
O festival pretende exibir curtas-metragens portuguesas, assim como promover a produção cinematográfica local e nacional através dos prémios: Film’Arruda – Melhor Curta-metragem de Arruda dos Vinhos e que se destina a filmes feitos em/ou sobre Arruda dos Vinhos; e o prémio Curt’Arruda – Melhor Curta-metragem Rural, ao qual se inscreveram cerca de 50 filmes de todo o território nacional. Haverá ainda uma mostra paralela à competição oficial, onde abrimos um pouco mais a noção de ruralidade e fomos contagiados por filmes experimentais, de ensaio, ou até mesmo diarísticos.
Como forma de reavivar o espírito cinematográfico local, o Curt’Arruda terá lugar no Salão Nobre do Clube Recreativo Desportivo Arrudense, onde há muitos anos se exibiam filmes nacionais e internacionais. Assim, os arrudenses que por lá assistiram a diversas películas, terão a oportunidade de recordar os velhos tempos, tendo, simultaneamente, os mais novos a possibilidade de ter o “cinema da sua terra”.
Foi há cerca de trinta anos que assistimos àquela que viria a ser a última exibição cinematográfica em Arruda dos Vinhos com o filme Manhã Submersa de Lauro António (1980). Como forma de tornar vivo esse espírito do passado, nesta primeira edição, o Curt’Arruda homenageia o realizador Lauro António, dedicando-lhe o Ciclo Lauro António, no qual voltamos a exibir o filme Manhã Submersa, a única longa-metragem do festival.
No final de cada dia haverá um concerto de uma banda nacional. O primeiro a cargo dos First Breath After Coma – que em 2013 venceram o concurso novos talentos fnac e na dia seguinte teremos os a Jigsaw, considerados pela revista holandesa Heaven Music como um dos projectos indie folk mais interessantes e originais do continente europeu.
Bem-vindos ao Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal!
Lauro António
Margarida Cardoso
Artur Pinheiro
Carla Henriques
Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
André Agostinho
Joel Rodrigues
André Agostinho
Joel Rodrigues
Augusto Salgueiro
Joana Ricardo
Tânia Serreira
André Agostinho
Joel Rodrigues
Joel Rodrigues
André Agostinho
André Agostinho
Joel Rodrigues
André Agostinho
Antony Ferreira
Joel Rodrigues
Ana Maria Ramos
Augusto Salgueiro
Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos – Cláudia Jaleco
Filipa Figueiredo
Luís João Fortunato
Mariana Pinheiro
Ana Maria Ramos
Ana Raquel Machado
Cátia Silva
Cláudia Teodoro
Lucinda Carvalho
Patrícia Pardal Costa
Pedro carvalho